Ser jornalista: Não é uma questão, é uma certeza!
Hoje dia 7 de abril é comemorado o Dia do Jornalista, e mesmo ainda não sendo formada (falta tão pouco!), me vi na alegria de contar um pouco sobre a história dessa data.
Em 1931 foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) o Dia do Jornalista em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró.
Badaró era um oposicionista ao imperador D. Pedro I e lutava pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil, mas no dia 22 de novembro de 1830 foi assassinado por inimigos políticos.
Após sua morte foi gerado uma revolta entre os populares e políticos que também eram contra à monarquia de D. Pedro I e que tornaram sua permanência ao poder cada vez mais difícil com frequentes ataques violentos.
Esse foi um dos motivos para que no dia 7 de abril de 1831, D. Pedro I abdicasse seu trono, deixando o lugar para seu filho de 14 anos de idade, D. Pedro II.
Cem anos se passaram e em 7 de abril de 1931 passou a ser o Dia do Jornalista.
E apesar de ser a principal data brasileira para a profissão há também outras datas que trazem a homenagem no ramo jornalista:
- 24 de janeiro: É celebrado a festa de São Francisco de Sales, santo padroeiro dos jornalistas.
- 29 de janeiro: Dia da morte do jornalista e abolicionista José do Patrocínio, em 1905;
- 16 de fevereiro: Dia do Repórter;
- 03 de maio: Dia da Liberdade de Imprensa;
- 01 de junho: Dia da Imprensa.
Uma curiosidade é que também no dia 7 de abril de 1908 foi fundada a Associação Brasileira de Imprensa.
Para finalizar: Parabéns aos nossos jornalistas! 📣
Até mais! ❤
Nenhum comentário:
Postar um comentário